O cantor Chico Buarque de Hollanda está movendo uma ação judicial contra o apresentador Ratinho, o youtuber Thiago Asmar e a suplente de vereadora Samantha Cavalca, segundo informou a jornalista Fábia Oliveira. O processo se deve às declarações que associaram o posicionamento político do músico a um suposto favorecimento por meio da Lei Rouanet. O artista pede que cada um dos réus pague indenização no valor de R$ 50 mil.
Ratinho deu a seguinte declaração em sua rádio: “Chico Buarque ser de esquerda é fácil. Bebe champanhe, come caviar, pega dinheiro da Lei Rouanet, aí é fácil“. Essa fala específica ocorreu enquanto o apresentador comentava a participação do cantor em manifestações contra a PEC da Blindagem. A Justiça, por sua vez, determinou que os três réus apresentem provas de suas declarações ou façam uma retratação em até cinco dias.
Segundo a jornalista do portal Metrópoles, o processo tramita no Rio de Janeiro e, por isso, uma carta precatória foi expedida inicialmente com a finalidade de citar o apresentador Ratinho em Curitiba. Acontece que a tentativa de citação na capital paranaense não teve sucesso.
Falha na citação em Curitiba
Ainda de acordo com Fábia, no último dia 19 de novembro, a defesa de Chico Buarque peticionou no processo para informar que a tentativa de citação de Ratinho em Curitiba falhou. O oficial de Justiça responsável pela diligência foi informado de que o apresentador, na verdade, estaria em Osasco, no estado de São Paulo.

O oficial obteve a informação de que o famoso pode ser encontrado facilmente na sede do SBT, onde grava seu programa, de segunda a quarta-feira, no período da tarde. Com essa informação, a defesa do músico solicitou uma nova carta precatória, desta vez para Osasco.
Pedido de citação no SBT
Chico Buarque, através de seus advogados, solicitou à Justiça que seja expedida a nova carta precatória para Osasco. O pedido tem o objetivo de que um oficial de Justiça cite o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, pessoalmente.
A citação seria realizada nos estúdios da emissora da família Abravanel. A jornalista Fábia Oliveira obteve a informação de que a citação direta no SBT é o pedido surpreendente feito pelo artista na ação judicial.
