Dr. Rey viajou às pressas para o Brasil quando soube da demissão de Nelson Teich do Ministério da Saúde. Ainda dentro do avião, vindo de Miami (Estados Unidos), publicou em suas redes sociais um vídeo onde aparece clamando a Jair Bolsonaro a vaga aberta na pasta. Para isso, chegou a se descrever como a pessoa mais capacitada neste momento de enfrentamento da crise.
Dr. Rey comete erros durante vídeo
Apesar de se gabar por seu avantajado currículo acadêmico, incluindo formação na prestigiada Universidade Havard em Ciências Políticas com ênfase em saúde pública, onde alega ter estudado por dois anos sobre pandemias e epidemias, Dr. Rey demonstrou desconhecimento sobre o uso adequado de determinados acessórios.
Por vezes, tocou com as mãos sobre o tecido da máscara de proteção que usava no rosto, além de usar o acessório abaixo do nariz. Desta maneira, a eficácia de proteção sofre perdas consideráveis, conforme avalia a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ainda nas filmagens, surge com um estetoscópio no pescoço, além de aparentar trajar um jaleco, equipamentos restritos aos ambientes hospitalares.
Justificativas da correria
Em sua defesa, Dr. Rey pediu perdão aos seguidores por conta da correria com que estava gravando o vídeo, descrevendo o contexto de embarque às pressas para o Brasil. Além disso, lamentou o que classificou como crise ideológica vivida pelo país no meio da crise, dizendo ainda estar envergonhado com o pedido público feito para o presidente da República.
“Muito humilhante pra eu pedir, mas eu peço, Presidente da República, Bolsonaro, que me considere o Ministro da Saúde”, disparou.