A novela Três Graças conta com uma supervisão rigorosa nos bastidores para assegurar que todos os elementos da trama estejam alinhados à proposta paulistana da produção. Sob o comando do diretor artístico Luiz Henrique Rios, uma equipe acompanha diariamente as gravações, revisando desde o sotaque dos personagens até possíveis pontos sensíveis nos diálogos, mantendo a coerência com a “alma” de São Paulo que a novela busca transmitir.
Essa estrutura permite que Aguinaldo Silva e os coautores Zé Dassilva e Virgílio Silva foquem exclusivamente na criação da história. Ajustes finos são realizados previamente, antes mesmo de as câmeras serem ligadas, evitando a necessidade de intervenções tardias e garantindo fluidez na execução dos roteiros da produção da Globo.
Adaptações em Três Graças
Os 30 primeiros capítulos passaram por adaptações, já que o enredo havia sido inicialmente concebido para o Rio de Janeiro. Locais como a casa de Arminda (Grazi Massafera), que ficaria em Santa Teresa, e a comunidade chamada Portelinha, inspirada em Duas Caras (2007), tiveram de ser reconfigurados.
A decisão da Globo de transferir a ambientação para São Paulo, motivada por questões de mercado e audiência, demandou cuidados extras, embora a estrutura principal da narrativa tenha sido preservada. Pequenos deslizes passaram despercebidos, como a fala de Josefa (Arlete Salles) sobre visitar uma confeitaria famosa no centro — referência correta para o Rio, mas não para São Paulo.
As gravações externas começaram em julho, com cenas feitas principalmente na Aclimação e na Brasilândia, reforçando o tom urbano da novela. A produção passou quatro semanas captando imagens que ajudam a construir uma atmosfera realista e conectada ao cotidiano paulistano.
Coordenação para gravações da novela das nove da Globo
Nos bastidores, Rios coordena uma força-tarefa dedicada a orientar o elenco sobre gírias, comportamento e a neutralização do sotaque carioca. A equipe também revisa trechos sensíveis dos capítulos, ajustando antecipadamente qualquer ponto que possa gerar ruído. O objetivo é garantir proteção criativa aos autores e manter a autenticidade da novela.
