Ator na COP30! Ele já fez novela de sucesso e hoje atua em prol dos refugiados climáticos

Ator falou sobre dar voz a refugiados e se emocionou por estar no Brasil.

PUBLICIDADE

O ator mexicano Alfonso Herrera, conhecido por interpretar Miguel na novela Rebelde, esteve presente na COP30, em Belém, nesta quarta-feira (12). Em visita ao Brasil após 19 anos, ele foi recebido com carinho pelos fãs e aproveitou o evento para defender a causa dos refugiados, tema ao qual se dedica desde que se tornou embaixador da Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

Herrera afirmou que quer usar sua visibilidade para chamar atenção às pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. “Quero dar voz aos refugiados, pessoas que estão em uma situação de vulnerabilidade tremenda”, disse o ator. Segundo ele, quando a crise humanitária se soma aos efeitos das mudanças climáticas, a situação se torna ainda mais grave.

Ator falou sobre trabalho em parceria com a ONU

O ator explicou que seu trabalho junto à ONU tem o objetivo de integrar os refugiados às discussões climáticas e políticas públicas. “Há milhões de pessoas que foram forçadas a fugir devido à violência, e três quartos dessas pessoas estão sofrendo os efeitos devastadores da crise climática”, afirmou. Ele defendeu que o debate sobre o clima inclua também a dimensão social e humanitária.

De acordo com dados da Acnur, cerca de 120 milhões de pessoas vivem deslocadas de forma forçada no mundo. Alfonso destacou que os países do Sul Global — entre eles o Brasil e Honduras — são os mais afetados pelos desastres ambientais e precisam de políticas específicas de acolhimento e inclusão.

Alfonso falou sobre acolhimento recebido no Brasil

O ator também elogiou o acolhimento do público brasileiro e disse se emocionar com o engajamento dos jovens na conferência. “Me emociona muito estar aqui e poder dar voz a essa causa e plantar essa semente nos jovens”, declarou.