Convidado do programa Angélica ao Vivo na última semana, o padre Fábio de Melo expôs a luta contra a Doença de Ménière, um problema crônico no ouvido interno, que traz alguns efeitos colaterais como vertigens intensas, perda de audição e zumbido. Em entrevista ao portal gshow, ele detalhou como convive com o caso, pontuando que removeu o açúcar do seu dia a dia.
Segundo o sacerdote, esse problema já o acompanha de longa data, culminando na perda parcial da audição, que passa a oscilar. Depois de se aprofundar no tratamento, Fábio de Melo descobriu que a sacarose intensificava negativamente o seu quadro, e por isso, tomou atitude drástica de cortar a ingestão de açúcares.
Problema crônico
“Eu convivo com os sintomas há mais de 20 anos. Tratei durante muito tempo como surdez súbita, identificada como surdez autoimune. Tenho uma perda de audição que vai e volta. Não é uma perda definitiva e convivo com um zumbido terrível”, iniciou o religioso, explicando na sequência que o açúcar teve que ser cortado de sua rotina alimentar.
“Ajudou demais! Tive muitas melhoras depois que tirei o açúcar. Aliás, todo mundo que tem problema de labirinto e doenças inflamatórias autoimunes deveria tirar o açúcar. Ele é um grande vilão na nossa vida”, pontuou Fábio de Melo.
A mudança no cardápio
Ainda na entrevista, o religioso disse não se sentir incomodado pelo fato de não poder ingerir doces, e disse que busca alternativas para contornar o problema, substituindo o açúcar por outros produtos nas receitas. Ele disse que o fato de morar em São Paulo traz a possibilidade de variar e encontrar soluções para repor itens na receita.
A depressão
Ainda na entrevista com Angélica, Fábio de Melo falou abertamente mais uma vez sobre a luta contra a depressão, algo que lhe acompanha desde a infância. Franco, o religioso disse ter tido uma piora no quadro em novembro do ano passado, chegando inclusive a ser internado meses depois. Segundo ele, o uso das redes sociais teve contribuição ativa para este cenário agravar.
