A Globo alterou sua programação na última quarta-feira (28), para cobrir os desdobramentos da megaoperação policial no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos na terça (27). Os programas Encontro e Mais Você não foram exibidos para o público carioca. No lugar, a emissora transmitiu edições especiais do Bom Dia Rio e do RJ 1, com cobertura ao vivo.
De acordo com informações da Polícia Civil, ao menos 70 corpos foram retirados por moradores no Complexo da Penha, na Zona Norte, entre a noite de ontem e a manhã de hoje. O número oficial de mortos chegou a 119, configurando a ação mais letal da história do estado. A operação mobilizou diferentes forças de segurança e gerou forte repercussão no país.
O departamento de Jornalismo da Globo assumiu o comando da programação ainda durante o Bom Dia Brasil. A apresentadora Ana Paula Araújo informou que os telespectadores do Rio acompanhariam as notícias locais com Flávio Fachel e Silvana Ramiro, em tempo real, direto das áreas de confronto.
Cobertura ampliada na emissora
Os jornalistas Mariana Gross e Edmilson Ávila deram sequência à transmissão, acompanhando a movimentação nos complexos da Penha e do Alemão. Eles também repercutiram a coletiva de imprensa concedida pelo governador Cláudio Castro (PL), que comentou os resultados da operação.
Apesar de o Encontro não ter sido exibido na capital fluminense, César Tralli entrou ao vivo durante o programa nas demais regiões do país, trazendo informações sobre o cenário carioca. A emissora já havia alterado sua grade na terça (27), quando o RJ 1 ganhou uma edição especial após o Jornal Hoje. Mariana Gross e Ana Luíza Santiago, do RJ 2, ocuparam o espaço de exibição de Terra Nostra, do amistoso da Seleção Feminina e da Sessão da Tarde, priorizando as atualizações da tragédia.
Concorrentes também mudaram a grade
Outras emissoras seguiram o mesmo caminho e priorizaram a cobertura ao vivo da operação. Na Band, Joel Datena interrompeu o Melhor da Tarde para noticiar o caso direto da redação.
Já no SBT, o Fofocalizando foi transformado em um programa policial, com Lívia Mendonça, do SBT Rio 2ª Edição, dividindo o comando com Gabriel Cartolano, Gaby Cabrini e Cariúcha. Durante a transmissão, Cariúcha demonstrou preocupação com parentes que vivem na região metropolitana do Rio.
