Os telespectadores que estão acompanhando Três Graças testemunharão um dos momentos mais tensos e trágicos da novela das nove. A relação entre Arminda (Grazi Massafera) e sua mãe, Josefa (Arlete Salles), atingirá um ponto sem retorno nos próximos capítulos, culminando em uma cena de desespero e violência que mudará os rumos da trama.
Segundo Vitor Pecolli, colunista do Resumo das Novelas ON, o estopim será uma visita de Zenilda (Andréia Horta) à mansão, quando a idosa deixará escapar um segredo capaz de colocar em xeque a imagem da filha.
Arminda desmascara Josefa
Durante a conversa entre as três, Josefa comentará, de forma inocente, sobre os encontros misteriosos de Arminda com um “visitante ilustre”. A revelação deixará a vilã em pânico, já que a mãe se refere, na verdade, ao caso extraconjugal que ela mantém com Santiago Ferette (Murilo Benício). Para impedir que o assunto vá adiante, Arminda reagirá com violência. “Cala essa boca! Se você não parar de falar mentiras eu te estrangulo!”, gritará, tomando a echarpe que estava no colo da mãe. Zenilda, atônita com a cena, tentará acalmar os ânimos e disfarçará o mal-estar, mas sairá da casa visivelmente desconfiada.
Assim que a visita for embora, Arminda voltará à carga, agora sem testemunhas. A vilã despejará todo o seu rancor sobre a mãe, acusando-a de fingir demência para atormentá-la. “Eu sei que você não é doente coisa nenhuma“, afirmará Arminda. Ela ainda dirá que Josefa usa os lapsos de memória como desculpa para “ameaçar e humilhar” a própria filha. Em um discurso carregado de ódio, Arminda afirmará que a paciência acabou: “Você confundiu minha bondade com fraqueza. Então, quero deixar bem claro que a partir de agora, se disser qualquer coisa que eu considere indiscreta…”. O tom ameaçador deixará Josefa apavorada.
Josefa foge e é atropelada
A idosa reagirá com desespero, gritando por socorro e acusando a filha de tentar matá-la. “Pelo amor de Deus, alguém me ajude, socorro… Arminda quer me matar!”, berrará, empurrando a vilã e fugindo da mansão. A correria chamará a atenção de Gerluce (Sophie Charlotte) e Raul (Paulo Mendes), que correrão para entender o que está acontecendo. Do lado de fora, a cena será de puro pânico: Josefa, completamente transtornada, continuará gritando por ajuda pelas ruas, enquanto Arminda tentará impedi-la de causar um escândalo.
No auge do desespero, Josefa atravessará a rua sem perceber que um ônibus se aproxima em alta velocidade. O impacto deixará todos em choque. A sequência será uma das mais dramáticas da novela — Arminda ficará imóvel, observando o corpo da mãe caído no asfalto, sem demonstrar qualquer emoção. Enquanto Gerluce e Raul correm para socorrê-la, a vilã apenas dirá friamente que “é claro que ela está morta”, antes de voltar para dentro da casa.
