Enquanto César Tralli estava no Rio de Janeiro para participar da gravação da vinheta de fim de ano da Globo, Alan Severiano estava em São Paulo apresentando o Jornal Hoje direto dos estúdios da Globo na zona sul da cidade.
O telejornal exibido para todo o país destacou as principais notícias do Brasil e do mundo. “Pelo menos sete pessoas morreram em ataques russos contra a Ucrânia hoje”, anunciou Alan Severiano sobre o ocorrido na guerra envolvendo os dois países europeus.
Detalhes do que aconteceu
A Ucrânia sofreu um novo bombardeio massivo da Rússia na madrugada desta quarta-feira (22). De acordo com autoridades locais, mais de 400 mísseis e drones foram lançados em diferentes regiões do país, deixando sete mortos — entre eles duas crianças — e dezenas de feridos. O ataque ocorreu horas após o cancelamento de um possível encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin para tratar do fim da guerra.
As forças ucranianas informaram que 405 drones e 28 mísseis foram utilizados no ataque, dos quais 333 drones e 16 mísseis foram abatidos pelas defesas aéreas. O presidente Volodymyr Zelensky afirmou que o bombardeio foi uma cusparada na cara de todos que insistem numa resolução pacífica e pediu novas sanções contra a Rússia.
Crianças hospitalizadas
Entre as áreas atingidas estão Kiev, Kharkiv, Odessa e Zaporizhzhia. Em Kharkiv, um jardim de infância foi parcialmente destruído, deixando cinco crianças hospitalizadas. Zelensky declarou que não há justificativa para um ataque de drone a um jardim de infância, nem jamais poderá haver, e denunciou a escalada da violência russa. O Ministério da Defesa da Rússia confirmou o ataque.
