Maju Coutinho é a responsável por dar triste notícia no Fantástico: ‘morreu neste domingo’

Show da Vida noticiou o falecimento de Nego Bispo na edição deste domingo (3).

PUBLICIDADE

Maju Coutinho apresentou o Fantástico deste domingo (3) e levou ao ar uma triste notícia. A apresentadora do Show da Vida informou aos telespectadores o falecimento do renomado pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, também conhecido como Nego Bispo. “Morreu neste domingo”, informou Maju Coutinho.

Reconhecido por sua atuação em movimentos sociais e organizações dedicadas à defesa dos quilombolas, sua morte despertou pesar entre pensadores, políticos, artistas e ativistas, que expressaram suas condolências nas redes sociais.

Fantástico noticia a morte de Nego Bispo

Nego Bispo era filósofo, poeta, escritor, professor e ativista político. Ele deixou um legado significativo ao publicar livros e diversos artigos que abordavam a história de resistência do povo negro. Ele introduziu o conceito de contra-colonialismo, uma abordagem que visava fortalecer a cultura, práticas e estrutura social das comunidades colonizadas.

“Antonio Bispo dos Santos ia completar 64 anos no domingo que vem”, disse Maju. Nascido em 12 de dezembro de 1959, no Piauí, Nego Bispo passou a maior parte de sua vida no Quilombo Saco-Curtume, em São João do Piauí, onde veio a falecer.

Morte de Nego Bispo

Nego Bispo sucumbiu a uma parada cardiorrespiratória no Hospital de São João do Piauí. Apesar de enfrentar um quadro grave de diabetes, controlado até então, suas últimas semanas foram marcadas por episódios de desmaios. O último deles levou-o ao hospital, onde veio a óbito. Ele deixa sua esposa Edileusa, dois filhos biológicos, quatro netos, além de centenas de filhos, netos e irmãos adotados ao longo da vida.