Arlete Salles estreia em Três Graças e pode se despedir das novelas aos 87 anos

Atriz interpreta mãe de vilã, elogia Aguinaldo Silva e anuncia redução de trabalhos em novelas.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (20), a TV Globo estreia Três Graças, novela das 21h escrita por Aguinaldo Silva. Arlete Salles interpreta Josefa, mãe de Arminda (Grazi Massafera), a principal antagonista da trama, que trata a idosa com desprezo e a considera um fardo.

Em entrevista ao Estadão, Arlete explicou que a personagem não poderia ser tratada apenas como uma ‘velhinha’. Segundo a atriz, Josefa é uma mulher fisicamente exausta, marcada pelo tempo e pelas dificuldades. Apesar de possuir recursos financeiros e boa condição social, enfrentou uma vida cheia de obstáculos.

A atriz destacou que sua experiência pessoal difere completamente da personagem, pois não possui filhos cruéis e descreveu seus dois filhos como ótimos. Arlete comentou ainda que, como intérprete, precisa se distanciar de sua própria realidade para não ser afetada emocionalmente, e que nunca havia vivido uma personagem submetida a um massacre moral diário.

Parceria com Aguinaldo Silva

Além disso, Arlete elogiou Aguinaldo Silva, com quem já trabalhou em várias produções, como O Outro (1987), Tieta (1989), Pedra Sobre Pedra (1992), Fera Ferida (1993), Porto dos Milagres (2001) e Fina Estampa (2011). Segundo a atriz, o autor é nordestino como ela, alegre e dotado de humor refinado em seus textos, e ela se sente ‘mal-acostumada’ com a reação do público aos momentos cômicos.

Última novela da atriz?

Arlette, com seus 87 anos, chegou a considerar a possibilidade de se aposentar de seu trabalho (ou de atividades semelhantes). “Não vou colocar uma garantia. Mas, acho, que essa é a minha última novela. Neste momento da minha vida, que é um bom momento – nunca pensei que envelhecer fosse tão ruim e tão bom -, quero fazer teatro, filmes, seriados e apenas pequenas participações em novela. Tudo com calma, sem emendar um trabalho em outro”, ressaltou.