A atriz, produtora e ativista Susan Kendall Newman, filha mais velha do lendário ator Paul Newman, morreu aos 72 anos. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (9), embora o falecimento tenha ocorrido em 2 de agosto. A causa exata da morte não foi revelada, mas o obituário publicado pelo The New York Times menciona que ela sofria de “questões crônicas de saúde”.
Susan foi lembrada pela família como uma mulher espirituosa e generosa. “Susan Kendall Newman será lembrada por sua sagacidade e língua afiadas, generosidade e amor, e sua devoção à família e aos amigos. Sentiremos muita falta dela”, afirmou o texto publicado no jornal norte-americano. Filha de Paul Newman com Jackie Witte, ela era conhecida por sua personalidade marcante e pelo trabalho social.
Trajetória como atriz
Apesar de ter atuado pouco no cinema, Susan participou de produções como Febre de Juventude (1978), Cerimônia de Casamento (1978) e Vale Tudo (1977), filme em que contracenou com o pai. Nos anos seguintes, decidiu se dedicar aos bastidores da indústria, tornando-se produtora e defensora de causas sociais.
Em 1980, ela produziu o filme para a TV A Caixa de Surpresas, trabalho que lhe rendeu uma indicação ao Emmy. O projeto contou com a participação de Paul Newman e de sua madrasta, Joanne Woodward, com quem o ator manteve um dos casamentos mais duradouros de Hollywood.

Atriz trabalhou em fundação que levava o nome do irmão
Susan também atuou na Fundação Scott Newman, criada em homenagem ao irmão que morreu de overdose. A organização se dedica à prevenção do uso de drogas entre jovens, refletindo o compromisso da família Newman com causas humanitárias e de saúde pública.
