O SBT voltou a utilizar uma de suas estratégias mais marcantes dos tempos de Silvio Santos (1930–2024) para promover a estreia do The Voice Brasil nesta segunda-feira (6). A emissora lançou uma chamada provocando diretamente o público da Globo e aproveitando o gancho da morte de Odete Roitman em Vale Tudo.
Para dar um empurrão no programa com Tiago Leifert, a emissora fez um vídeo promocional com a seguinte mensagem de convite aos telespectadores a mudarem de canal: “Amanhã, às 22h30, após a morte da Odete, venha se divertir com a gente no The Voice Brasil”.
Campanha do SBT para alavancar The Voice Brasil com Vale Tudo
A peça publicitária, exibida no domingo (5), chamou atenção por resgatar uma tática clássica criada por Silvio Santos nos anos 1980. O empresário utilizava o hábito dos brasileiros de assistir à novela das nove para atrair audiência para o SBT. Frases como “depois da novela da Globo, veja o nosso programa” tornaram-se emblemáticas e ajudaram a emissora a conquistar espaço na concorrência direta.
O sucesso dessa estratégia foi tão grande que chegou a influenciar decisões da Globo, que passou a estender capítulos de novelas e ajustar horários de atrações ao vivo para evitar a fuga de público. Décadas depois, o SBT retoma a mesma fórmula, adaptando-a ao contexto moderno e às disputas de audiência em múltiplas plataformas.
A emissora aproveitou o grande destaque que a Globo deu à morte de Odete Roitman, uma das cenas mais lembradas da teledramaturgia brasileira, exibida originalmente em 1988. O evento foi amplamente divulgado, inclusive com reportagens especiais no Fantástico.
Estreia do The Voice Brasil no SBT
O The Voice Brasil estreia em nova fase no SBT, sob o comando de J. B. Oliveira, o Boninho, e em parceria com a Disney+. A atração vai ao ar às 22h30, com transmissão simultânea no streaming, apostando que parte do público migre para o canal de Silvio Santos após Vale Tudo.
