Uma alteração recente na letra de Girassol, maior sucesso da banda Cidade Negra, reacendeu debates acalorados nas redes sociais e dividiu a opinião dos fãs. A polêmica surgiu após a apresentação do grupo no último sábado (04/10), no programa Altas Horas.
Tudo aconteceu quando o vocalista Toni Garrido explicou por que decidiu mudar um trecho da canção — 25 anos depois do lançamento original. O artista utilizou a atração de Serginho Groisman para expor sua decisão após tanto tempo.
Toni Garrido faz mudança em letra de sua música Girassol
O verso que sofreu alteração dizia originalmente: “Já que pra ser homem tem que ter / a grandeza de um menino, de um menino”. A mudança para “a grandeza de uma menina, de uma mulher” foi motivada por uma reflexão pessoal sobre a mensagem transmitida pela música.
Durante o programa, Toni Garrido afirmou que, por anos, acreditou estar cantando um hino de amor e respeito, mas que hoje enxerga o verso original como “hétero e machista”. Ao explicar a sua decisão, Serginho Groisman reagiu imediatamente: “Eu já vi que você mudou”.
Toni Garrido: "depois de 25 anos cantando a música, um dia bateu uma ficha..a letra hétero machista top, horrível.."
Ele mudou a letra de Girassol de "Já que, pra ser homem, tem que ter a grandeza de um menino" para "a de uma menina, de uma mulher".
Precisava? 😬
pic.twitter.com/NQsGwLUHZM— Tiago Pereira (@Tiagupereira)
Mudança de Toni Garrido gerou polêmica nas redes sociais
A justificativa de Toni Garrido, no entanto, provocou uma onda de críticas nas redes sociais, com muitos fãs considerando a mudança um exemplo de militância exagerada. Outros lamentaram a alteração, interpretando como descaracterização do clássico.
O tema rapidamente chegou aos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter) no domingo (5). Alguns usuários destacaram que o termo “menino” no verso original era usado como metáfora para pureza e inocência infantil. Outros comentários ironizaram a situação, sugerindo que a mudança retirou a poesia da letra.
