Augusto Nascimento, filho de Milton Nascimento, revelou em entrevista à revista Piauí que o icônico cantor e compositor brasileiro foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), uma doença neurodegenerativa que afeta a memória, o comportamento e outras funções cognitivas.
O relato trouxe à tona detalhes comoventes sobre o estado de saúde do artista de 81 anos e momentos íntimos entre pai e filho. Segundo Augusto, os primeiros sinais da condição apareceram no início deste ano e se manifestaram de forma silenciosa: perda de memória, apetite reduzido, olhar mais fixo e a tendência de repetir as mesmas histórias.
Filho de Milton Nascimento expõe quadro de saúde do pai
Preocupado, o filho de Milton Nascimento levou o pai a uma série de exames médicos, que confirmaram um quadro de “declínio cognitivo”. Mesmo diante do diagnóstico, Augusto decidiu realizar um sonho ao lado de Bituca — como Milton é carinhosamente chamado.
Antes que as limitações físicas avançassem, pai e filho embarcaram em uma jornada inesquecível: uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos com cerca de 4 mil quilômetros em 16 dias. “Quando vi que o meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome”, disse Augusto.
Milton Nascimento também foi diagnosticado com Parkinson
O retorno ao Brasil, no entanto, trouxe outro desafio: o segundo diagnóstico. Milton Nascimento também convive com a Doença de Parkinson, que, somada à diabetes e à idade avançada, contribuiu para que ele decidisse se despedir dos palcos em novembro de 2022, após concluir sua turnê de despedida.
Em março deste ano, Augusto já havia mencionado em entrevista ao Jornal Nacional as dificuldades enfrentadas pelo pai por causa do Parkinson. Entretanto, ele fez questão de ressaltar que o cantor mantém o bom humor e a gratidão pela vida.
