O ator Wagner Moura causou polêmica ao comentar o atual cenário político do Brasil em entrevista à BBC News nesta segunda-feira (15/9). Para ele, o país vive um momento histórico de fortalecimento institucional, que chega a despertar “quase inveja” nos Estados Unidos, diante dos julgamentos relacionados à tentativa de golpe de Estado nas eleições de 2022.
“Uma coisa que eu tenho certeza é que tanto eu quanto o Kleber [Mendonça] estamos muito orgulhosos do atual momento das instituições e da democracia no Brasil. Hoje estamos vendo as instituições funcionando e um crime contra a democracia sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal”, disse Moura.
“Exemplo de democracia para o mundo”
O artista, que protagoniza o longa O Agente Secreto, reforçou que a repercussão internacional tem sido marcante. Ele avaliou que a obra está indo muito bem nos festivais norte-americanos e que a expectativa de sucesso no Oscar é muito alta.
Sobre o cenário político, Wagner Moura apontou diretamente para o contraste entre o Brasil e os Estados Unidos, hoje governado por Donald Trump. Em relação a isso, ele revelou que o Brasil está dando um exemplo de democracia ao mundo, sobretudo aos Estados Unidos que também vive um momento de grande polarização política.
Filme de Wagner Moura vai ao Oscar 2026
O filme O Agente Secreto, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça e estrelado por Moura, foi o escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2026. A cerimônia da Academia de Hollywood está marcada para março do próximo ano, e o ator declarou que leva ao exterior não só o cinema nacional, mas também o orgulho do atual momento político do país.
