Atriz da Globo precisou amputar a perna quando tinha 9 anos; hoje ela está no elenco da novela Dona de Mim

Ela está fazendo muito sucesso na trama global e até servindo de inspiração para muitas pessoas.

PUBLICIDADE

A atriz Haonê Thinar, que interpreta Pam em Dona de Mim, precisou tomar uma decisão difícil aos nove anos. Diagnosticada com câncer, ela optou por amputar uma de suas pernas para evitar outras complicações da doença. A artista revelou ao portal F5 que os médicos haviam alertado para a possibilidade de o membro parar de crescer caso ela não fizesse a cirurgia.

Sua mãe a informou sobre os possíveis efeitos colaterais do tratamento, como picos de humor e queda de cabelo. Haonê Thinar avaliou que a amputação era a melhor escolha e que isso não a impediria de se tornar uma artista.

Ela disse que, após o procedimento, passou por um breve período de choque, mas que essa fase não durou muito tempo. A atriz chegou a interromper os estudos, por causa do bullying que sofreu na escola. No entanto, ela acredita que as dificuldades a ajudaram a alcançar uma grande maturidade.

A jornada de autoconhecimento

A atriz explicou que se aceitou de dentro para fora e que hoje não usa prótese, pois acredita que o acessório a mascara. Segundo ela, se tivesse as duas pernas, talvez sua personalidade não fosse a mesma.

Haonê Thinar pontuou que a amputação a moldou e a tornou a pessoa que é hoje. Ela fez sua estreia em Dona de Mim aos 33 anos. A atriz afirmou que só aceitou o convite para a trama de Rosane Svartman porque a história da personagem não se resume à sua deficiência.

Representatividade na televisão

Haonê Thinar explicou ainda que Pam é tudo o que queria, pois a personagem, apesar de não ter uma perna, é uma pessoa comum. A atriz ressaltou que a personagem trabalha, se relaciona, tem amizades, se frustra e se diverte.

Ela mencionou que tem recebido mensagens de pessoas que se sentiram representadas na televisão. A artista citou o exemplo de uma moça cuja filha com um tumor estava em processo de amputação e se sentiu maravilhada ao vê-la na TV.