César Tralli entra ao vivo na Globo e faz anúncio sobre julgamento de Bolsonaro: ‘terminou…’

Jornalista da Globo deu notícia ao vivo na edição do Jornal Hoje desta quarta-feira (3).

PUBLICIDADE

César Tralli começou o Jornal Hoje desta quarta-feira (3) destacando a notícia que tem repercutido desde o dia anterior: o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus, no Supremo Tribunal Federal, por suposta trama golpista.

“Terminou agora há pouco a terceira sessão do julgamento sobre a trama golpista na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal”, disse Tralli ao vivo na Globo. A ação penal apura a tentativa de golpe contra o resultado das eleições de 2022. A sessão, conduzida pela Primeira Turma, terminou às 12h53 após a apresentação das últimas defesas, incluindo a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Advogados apresentaram defesa

Durante a manhã, os advogados dos quatro réus restantes expuseram seus argumentos. As sustentações orais buscaram afastar as acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou envolvimento direto dos investigados em um plano para reverter o resultado eleitoral. As falas marcaram a conclusão da etapa de defesa, antes da fase de análise dos ministros.

O julgamento será retomado na próxima semana, quando o relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, apresentará seu voto sobre o mérito do processo. Na sequência, os demais ministros da Primeira Turma também irão se posicionar em relação à condenação ou absolvição dos réus.

Composição da Primeira Turma

A composição da turma é formada por cinco ministros: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Para que os réus sejam condenados, é necessária a maioria simples, ou seja, três votos. Da mesma forma, o mesmo número garante a absolvição.