O coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus, de 72 anos, abriu o coração ao falar sobre os problemas de saúde que enfrenta atualmente. Em entrevista exibida no Fantástico, ele contou sobre os primeiros sinais da doença que hoje o impede de andar sem o auxílio de cadeira de rodas ou muletas.
De acordo com o jurado do Dança dos Famosos, os sintomas surgiram há cerca de três anos, mas só recentemente buscou ajuda médica. Na época, o artista percebeu que sua perna direita estava perdendo força, mas como não havia dor, não procurou tratamento imediato.
Carlinhos de Jesus sobre os primeiros sintomas de doença neurológica
A situação se agravou em julho deste ano, quando Carlinhos de Jesus estava em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Foi lá que começou a sentir dores intensas na região dos quadris. “Comecei a sentir uma dor que não conseguia colocar o pé no chão, nem andar. Dava umas fisgadas e aí passava, dava mais três ou quatro passos e doía novamente […] Não aguentava mais de dor”, relatou
De volta ao Rio de Janeiro, já sem condições de suportar as dores, Carlinhos procurou um especialista em quadril e recebeu a orientação de ser internado. O diagnóstico inicial apontou bursite bilateral nos quadris e tendinite nos glúteos.
Sobre o diagnóstico de Carlinhos de Jesus
No entanto, exames complementares revelaram algo mais grave: uma doença neurológica e autoimune, que afeta a bainha de mielina — estrutura responsável por proteger os nervos e permitir a comunicação entre cérebro e corpo. Essa condição pode provocar fortes dores e fraqueza muscular.
Carlinhos de Jesus confessou que o período foi um dos mais difíceis de sua vida. O coreógrafo disse que sentia tanta dor, que precisou recorrer à morfina para que pudesse dormir. Hoje, embora o tratamento esteja em andamento, ele enfrenta limitações físicas que mudaram completamente sua rotina.
