A ex-participante da 4ª edição do Big Brother Brasil, Sol Veiga, que também trabalha como feirante no Rio de Janeiro, usou as redes sociais para expressar seu descontentamento. Ela foi escalada para interpretar a personagem principal, Laurinha, na peça A Menina e o Vampirinha, o Musical.
No entanto, ficou chocada ao ver o pôster de divulgação do espetáculo, que mostrava uma garota branca no lugar da personagem principal, sendo que ela é uma mulher negra. Sol Veiga considerou o ocorrido uma atitude discriminatória.
Entenda o que aconteceu
A atriz Sol compartilhou sua frustração no Instagram no último sábado (30), em um vídeo sobre uma produção: “Eu fui ver o flyer da peça e estava a foto de uma menina branca. Sendo que eu sou a protagonista e sou negra, e o menino que é protagonista também é negro”. Ela questionou o diretor a respeito de uma decisão artística e foi informada de que a obra não seria modificada. Ele teria respondido que ela estava praticando racismo de gente branca ao questioná-lo.
A peça de teatro estava agendada para estrear no dia 21 de setembro no Barra Point, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com planos de seguir para o Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias. Contudo, após um desentendimento, a atriz Sol afirma ter sido removida do grupo de comunicação do espetáculo. Ela interpretou essa ação como um ato de desrespeito e invisibilidade, declarando: “É falta de consideração. Sendo eu uma mulher preta, no mínimo a arte deveria refletir isso.”
O que aconteceu após a denúncia de Sol?
De acordo com o relato da ex-BBB, a situação a deixou muito desanimada com sua carreira artística. Ela ressaltou que se esforçou, frequentando oficinas e workshops, e que já esteve em performances de destaque. “A gente sempre é escondido”, disse ela, destacando a necessidade de mais representatividade tanto nas apresentações quanto na divulgação de trabalhos artísticos.
