Carlinhos de Jesus revela diagnóstico de doença autoimune; ele precisou deixar a dança: ‘Tanta dor’

Dançarino enfrenta dores e limitações, mas mantém otimismo e disciplina em tratamento rigoroso.

PUBLICIDADE

Considerado um dos dançarinos mais célebres do Brasil, Carlinhos de Jesus foi diagnosticado com uma doença neurológica e autoimune que afetou seus movimentos. Ele agora foca em uma rotina rigorosa de cuidados para gerenciar os sintomas.

Em uma entrevista ao Fantástico, o artista revelou que lida com fraqueza e dores constantes, mas se mantém otimista. Com bom humor e determinação, ele segue um tratamento que inclui fisioterapia, musculação e outras atividades físicas, além de imunoterapia para estabilizar a doença e evitar seu agravamento.

O que Carlinhos de Jesus disse?

De forma confiante, ele enfatizou que este é um processo de cuidados gradual, que exige muita paciência: “É um tempo de paciência, resiliência. Calma para que eu possa caminhar”. O quadro de Carlinhos de Jesus piorou em junho, depois que ele conviveu com dores na perna direita por três anos: “Comecei a sentir uma dor, não conseguia andar. Cheguei a cair. Fomos a um médico de quadril e ele recomendou a internação: era tanta dor que a medicação para eu dormir era morfina”.

Carlinhos tem uma doença autoimune que causa inflamação e danifica a camada protetora dos nervos, chamada bainha de mielina. Ele também enfrenta inflamação nas articulações do quadril e uma tendinite na região dos glúteos.

Quem é Carlinhos de Jesus?

Carlinhos de Jesus, nascido em 1953 no Rio de Janeiro, é um renomado dançarino e coreógrafo brasileiro. Ícone da dança de salão, fundou a Casa de Dança Carlinhos de Jesus e coreografou comissões de frente de escolas de samba como Mangueira. Jurado do Dança dos Famosos, é símbolo da cultura carioca.