Durante participação no podcast Pé no Sofá, a atriz Flávia Alessandra, de 51 anos, relembrou os ataques que sofreu ao postar uma foto de maiô cavado em 2023. Segundo ela, foi a primeira vez que resolveu responder aos comentários ofensivos nas redes. “Não tive nenhum arrependimento, mas quando fiz minha postagem de maiô enfiado – e uma mulher de [quase] 50 não podia fazer isso, ainda mais sozinha – foi uma loucura de comentários”, contou.
Flávia explicou que, ao retornar à rede social após publicar a imagem, se deparou com uma enxurrada de críticas machistas, sexistas e também de etarismo. Intrigada, comparou com outro post feito anteriormente e entendeu que havia se tornado vítima de insultos machistas.
Flávia Alessandra decidiu se posicionar pela primeira vez
A atriz decidiu, pela primeira vez, se posicionar publicamente contra os ataques. Ela lamentou em suas redes sociais o que estava acontecendo e escreveu: “Gente, em que ano nós estamos, pelo amor de Deus?’”. Na ocasião, Flávia fez um comparativo do que estava acontecendo com os homens, que são considerados galãs após os 40 anos, enquanto que as mulheres que decidem exibir seus corpos são vistas como vulgares.

Apesar do impacto inicial, Flávia reforçou que não se arrependeu da postagem porque achou tão absurdo os ataques que ficou em choque. Ela revelou que jamais imaginaria que isso fosse acontecer na sociedade atual, pois a imagem era apenas de uma mulher de quase 50 anos, de maiô e desacompanhada.
Foto gerou reflexão sobre liberdade feminina
O episódio levantou discussões sobre machismo, etarismo e liberdade feminina nas redes sociais. Flávia encerrou o relato com a convicção de que não deve satisfações por se expressar como quiser, independentemente da idade ou estado civil.
