Gilberto Gil se emociona e fala de Preta Gil em primeiro show após a morte da cantora: ‘Nesses últimos anos’

Preta faleceu no último dia 20 de julho em decorrência de complicações do câncer.

PUBLICIDADE

Na noite do último domingo (17), o cantor e compositor Gilberto Gil voltou aos palcos pela primeira vez desde a morte de sua filha, a cantora Preta Gil, ocorrida em 20 de julho, em Nova York, após um longo tratamento contra o câncer.

O retorno aconteceu no Auditório Ibirapuera, diante de cerca de 800 pessoas, em um show que mesclou emoção e homenagens pessoais. Logo após interpretar “Tempo Rei”, música que dá nome à sua atual turnê, Gil apresentou “Drão”, composta originalmente para Sandra Gadelha, mãe de Preta, gesto que provocou forte comoção no público.

Gilberto Gil homenageia Preta Gil durante show

De acordo com o Jornal O Globo, antes de iniciar a canção “Drão”, Gilberto Gil afirmou que, nos últimos anos, passou a cantar aquela música também para Preta, a quem se referiu como “uma das meninas de casa”. Após a execução, o artista recebeu uma longa ovação de pé. Visivelmente emocionado, fechou os olhos e permaneceu em silêncio por alguns segundos antes de agradecer ao público.

Nas vezes em que tenho tocado essa música ultimamente, tenho cantado para
ela. Nesses últimos anos, sempre para ela”, disse Gil. A homenagem se estendeu quando interpretou “Estrela”, composta em 1997, explicando que em sua família costuma-se dizer às crianças que, quando alguém parte, transforma-se em uma estrela.

Cantor contou com participações especiais

O repertório da noite contou ainda com clássicos que marcaram diferentes momentos da carreira do artista, entre eles “Punk da Periferia”, “Palco”, “Aquele Abraço” e “Não Chore Mais”. Ao todo, foram 15 músicas executadas por Gilberto Gil ao longo de cerca de uma hora de apresentação. A performance teve a participação especial de dois de seus filhos, José Gil, na bateria, e Bem Gil, na guitarra, frutos do casamento com Flora Gil.