Falece Arlindo Cruz, lenda do samba brasileiro aos 66 anos; cantor lutou 8 anos contra sequelas de AVC

O cantor Arlindo Cruz acabou falecendo após muita luta em diversas internações após grave AVC.

PUBLICIDADE

O Brasil se despede de um dos seus maiores nomes do samba. O cantor, compositor e músico Arlindo Cruz faleceu nesta sexta-feira (08/08), aos 66 anos, no Rio de Janeiro. Consagrado como uma das figuras mais importantes da música popular brasileira, o artista lutava contra sérias complicações de saúde desde 2017, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).7

As sequelas da doença o afastou dos palcos e impactou drasticamente sua qualidade de vida. Desde então, o músico precisou de acompanhamento especializado, que o fez ser internado por diversas vezes no hospital.

Arlindo Cruz deixa marca no samba brasileiro

Nascido em 14 de setembro de 1958, no subúrbio carioca, Arlindo Cruz iniciou sua trajetória musical aos seis anos de idade, quando aprendeu a tocar cavaquinho. O talento precoce logo se transformaria em carreira.

Ele se tornou conhecido nacionalmente como integrante do grupo Fundo de Quintal, um dos mais influentes do samba, onde permaneceu por mais de dez anos. Durante esse período, o sambista ajudou a consolidar o chamado “samba de raiz”

Complicações de Arlindo Cruz após AVC

A trajetória de Arlindo Cruz sofreu um duro revés em março de 2017, quando o artista teve um AVC que o deixou em estado grave. Desde então, enfrentou uma longa e dolorosa batalha. Passou um ano e três meses internado, recebeu alta, mas voltou a ser hospitalizado diversas vezes para tratar diferentes complicações, incluindo mais de 30 pneumonias.

Ao longo dos anos, foi submetido a mais de 65 cirurgias, teve uma traqueostomia e precisou usar uma sonda alimentar (gastrostomia) devido à perda de mobilidade e autonomia. Também foi diagnosticado com uma doença autoimune.

A última internação aconteceu em 25 de março de 2025, marcando o capítulo final de sua luta contra a doença. Arlindo Cruz faleceu cercado pela família e por todo o carinho de fãs e admiradores que acompanharam sua vida e sua música ao longo de décadas.