O ator Stênio Garcia, de 93 anos, teve seu desejo de realizar uma harmonização peniana frustrado. A idade avançada e algumas condições de saúde do ator impediram a realização do procedimento.
O médico Alex Meller, especialista em urologia clínica e cirúrgica, explicou ao Notícias da TV os motivos que levam à contraindicação da técnica em pacientes idosos. Segundo o especialista, o órgão é de circulação terminal, o que significa que os vasos sanguíneos terminam nessa região e, portanto, podem estar comprometidos em pacientes de idade avançada.
Riscos e avaliação médica
Pacientes com problemas circulatórios significativos, diabetes com comprometimento circulatório, doença renal crônica, lúpus, em tratamento quimioterápico ou qualquer outra condição que afete o sistema imunológico devem ter cautela com o procedimento, pois apresentam maior risco de complicações pós-operatórias.
Apesar da idade avançada ser um fator de atenção, o doutor Alex Meller afirma que a harmonização peniana, realizada com ácido hialurônico, pode ser feita em adultos de qualquer idade.
Expectativas e cuidados com a saúde
A avaliação médica criteriosa é fundamental para alinhar as expectativas do paciente com resultados realistas e considerar seu estado geral de saúde. Pacientes com mais de 60 anos requerem uma avaliação ainda mais rigorosa, enquanto nos mais jovens a flexibilidade costuma ser maior devido à menor probabilidade de problemas de saúde que possam gerar complicações.
O médico responsável pelo atendimento de Stênio Garcia, Gustavo Bredow, confirmou ao Notícias da TV que o ator não pôde realizar a harmonização peniana: “Por conta da idade avançada e por causa de suas patologias”.
