Dono da RedeTV! sofre críticas por comentário racista após furto na Europa; emissora se posiciona

Marcelo apaga postagem, mas é criticado por famosos como Giovanna Ewbank e alvo de repúdio nas redes.

PUBLICIDADE

Marcelo de Carvalho, vice-presidente e um dos sócios da RedeTV!, está sob intensa crítica por comentários xenofóbicos e racistas que fez após relatar um furto na Europa. Carvalho publicou no X (antigo Twitter) que o responsável pelo crime era “obviamente um sujeito de aparência africana”. Apesar de ter apagado rapidamente a postagem, as capturas de tela se espalharam amplamente, gerando uma forte reação negativa online.

Após a repercussão negativa dos comentários de Marcelo de Carvalho, a RedeTV! se pronunciou sobre o caso. Em declaração à revista Veja, a emissora afirmou que: “publicações realizadas em perfis pessoais não representam o posicionamento da emissora”. Contudo, quando procurada pelo portal Extra para mais esclarecimentos, a RedeTV! não forneceu retorno.

Saiba o que Marcelo escreveu

Em uma publicação, Marcelo relatou ter testemunhado um assalto em um café europeu, onde o irmão de seu filho mais velho foi a vítima. Ao descrever a cena, ele escreveu: “Furto. Europa. Obviamente, sujeito de aparência africana. Obviamente, saiu correndo. Obviamente, ninguém fez nada. Obviamente, todos viram”.

Gio Ewbank acusa Marcelo de racismo

Giovanna Ewbank não hesitou em se manifestar publicamente, declarando em sua postagem que as verdades inquestionáveis seriam outras, Marcelo. Ela enfatizou que ele foi racista por sua própria escolha, ao expressar-se nas redes sociais, e lembrou que racismo é um crime, assim como furto.

Ewbank concluiu que é previsível que esse tipo de comentário venha sempre de homens heterossexuais, brancos, que se consideram superiores e o centro do universo apenas por possuírem dinheiro. Giovanna, uma voz ativa contra o racismo, salientou que as declarações de Marcelo ajudam a manter o racismo sistêmico, ao mesmo tempo, em que fortalecem preconceitos prejudiciais contra indivíduos negros e imigrantes.