No primeiro capítulo da novela As Filhas da Senhora Garcia, Ofélia estraga uma seletiva da filha ao ser arrogante com os selecionadores. Mar e Ofélia são expulsas da seletiva e zombadas pelas outras candidatas, já que a senhora Garcia chegou hostilizando todas elas.
Ao chegar no bairro, Mar chora e as vizinhas veem. As mulheres começam a comentar que com uma mãe como Ofélia, só pode ser ela a causadora das lágrimas da filha. Mar se sente envergonhada pelas consequências da atitude da mãe. Susana nota que a jovem está chorando e pergunta o que sua mãe fez dessa vez. Ofélia é hostil com a vizinha.
Ofélia joga água em Juan
Juan é filho de Susana, além de ser apaixonado por Mar. A jovem também gosta dele, mas a mãe não a deixa em paz e por isso ela não consegue viver um romance com o motorista. Ofélia vê Juan tentando se aproximar de Mar e o expulsa de frente de sua casa. Mar recebe uma mensagem no celular de Juan a chamando para ir lá fora.
Ofélia percebe e vai do lado de fora da casa brigar com o rapaz. Ofélia surta e liga a mangueira, atingindo Juan com água para que vá embora. Mar tenta fazer a mãe parar e leva um tapa no rosto. As vizinhas assistem à confusão.
Susana defende o filho e parte para cima de Ofélia
Susana vê o que Ofélia fez com seu filho e fica furiosa. A mulher parte para cima de Ofélia e as duas trocam agressões diante da vizinhança alvoroçada. As duas finalmente terminam de se agredir e se xingar.
Ofélia mira seu ódio contra as vizinhas que estão observando a briga. Mar entra com a irmã. Valéria enfrenta a mãe para defender a irmã, pedindo que ela pare de forçá-la a ir em seletivas e deixe-a falar com Juan. Ofélia ofende a filha mais velha e toca em sua maior ferida: a morte do pai da garota. Valéria fica tão furiosa que bate o pulso no vidro de um armário da cozinha e se corta.
