Os telespectadores que estão acompanhando a novela Vale Tudo testemunharão nos próximos capítulos uma das reviravoltas mais sombrias do remake: o segredo de que Leonardo (Guilherme Magon), filho favorito de Odete Roitman (Debora Bloch), está vivo será finalmente escancarado.
Após treze anos escondido em um sítio, imobilizado em uma cadeira de rodas desde um acidente grave, o rapaz é mantido em completo sigilo pela mãe — que, além de mentir para a família, impôs à cuidadora Nice (Teca Pereira) uma vida de reclusão e sacrifício em nome do silêncio.
Odete negocia com a neta de Nice
O público começará a juntar as peças dessa trama obscura quando Nice for internada e, mais tarde, morrer. A partir daí, Odete será obrigada a lidar com Ana Clara (Samantha Jones), neta da cuidadora, que se tornará a única pessoa ciente da verdade. Em vez de demonstrar qualquer empatia ou pesar, a bilionária oferecerá friamente R$ 20 mil mensais para que a jovem assuma o posto deixado pela avó, sem demonstrar a mínima consideração pela memória de quem dedicou treze anos de vida ao cuidado de seu filho escondido.
Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, a resposta de Ana Clara será um choque de realidade. Ela confrontará a empresária com uma frase incisiva: sua avó morreu pobre, depois de se anular completamente para cuidar de Leonardo, e agora ela, como única detentora do segredo, exige um valor maior para manter o silêncio. A negociação revelará o lado mais cruel de Odete, que não só aceitará pagar o valor, como também imporá condições revoltantes. Entre elas, exigirá que o filho não seja mais visto em sua cadeira de rodas — algo que, segundo suas palavras frias, “a incomoda”. Para piorar, ela demonstrará descrença na possibilidade de o filho sobreviver por muito tempo devido às crises convulsivas que ele enfrenta.
Odete reforça que o filho morreu para ela
No auge do capítulo previsto para o dia 9 de agosto, Odete se entregará completamente à vilania. Em um diálogo estarrecedor, ela desumaniza Leonardo com uma frase que sintetiza sua frieza: “Eu amava o meu filho… Leonardo era o meu preferido, mas ele morreu num acidente de carro 13 anos atrás, meu bem. O resto é controle de danos.”
A revelação trará à tona toda a crueldade de Odete Roitman, que, além de esconder o filho do mundo, usou o trauma do acidente para manipular emocionalmente Heleninha (Paolla Oliveira), a quem fez acreditar durante todos esses anos que havia sido a responsável pela morte do irmão.
