Globo muda tudo e sexualidade de Poliana vira assunto nos quatro cantos do país em Vale Tudo

O personagem se assumirá assexual, e o seu relato viralizará nas redes sociais.

PUBLICIDADE

Os telespectadores que estão acompanhando a novela Vale Tudo, verão nos próximos capítulos uma importante atualização na trama do remake: Poliana (Matheus Nachtergaele) revelará publicamente ser uma pessoa assexual.

Segundo a redação do Notícias da TV, a declaração espontânea do personagem ganhará repercussão nas redes sociais e será recebida com acolhimento, marcando mais um momento de representatividade na novela das nove da Globo. A cena está prevista para ir ao ar a partir do capítulo 62, no dia 10 de junho.

Trama não existia na versão original de Vale Tudo

A abordagem é inédita em relação à versão original exibida em 1988 e vem de uma proposta da autora Manuela Dias de atualizar a narrativa para os temas e dilemas contemporâneos. O personagem de Poliana, que na novela é amigo e sócio de Raquel (Taís Araujo), abrirá o coração ao compartilhar sua vivência pessoal, explicando que não sente atração sexual como a maioria das pessoas espera.

Segundo informações da colunista Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo, a cena será tratada com sensibilidade e terá desdobramentos significativos. Dias após o desabafo, Poliana descobrirá que seu relato viralizou na internet e que milhares de pessoas comentaram positivamente sua coragem. O personagem se sentirá aliviado e, acima de tudo, acolhido. A repercussão marcará um ponto de virada emocional para ele, que até então mantinha sua sexualidade em silêncio.

O que é assexualidade?

A novela também se apoia em bases técnicas para abordar o tema com responsabilidade. De acordo com a SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade), as pessoas assexuais não sentem ou sentem pouca atração sexual por outros indivíduos — mas isso não significa que sejam incapazes de construir laços afetivos. A assexualidade, portanto, não é sinônimo de celibato ou abstinência, e pode coexistir com relacionamentos profundos e estáveis.

Essa não será a única mudança significativa no remake. A trama tem se reinventado em várias frentes. Cecília (Maeve Jinkings), por exemplo, não morrerá como na versão de 1988 e, ao lado de Laís (Lorena Lima), já está envolvida em um processo de adoção. Outra inovação será a nova fase de Celina (Malu Galli), que ganhará um par romântico interpretado por Caco Ciocler nas próximas semanas.