Em A Escrava Isaura, no capítulo de sexta-feira, 17 de abril, na tela da RecordTV, Helena tenta se livrar de Dr. Paulo.
Ainda no mesmo capítulo, depois de entregar a carta de Álvaro nas mãos de Isaura, Leôncio fica muito satisfeito com a reação da escrava, que acredita ter sido dispensada pelo homem que mais ama em sua vida.
Isaura não consegue suportar o sofrimento que está sentindo em seu coração, pois sabe que Álvaro era sua última esperança de poder ser feliz, mas agora nada mais pode ser feito, pois ela não tem mais ninguém que olhe por ela.
Dr. Paulo leva Helena para casa
Posteriormente, Leôncio fica frente a frente com Tomásia, que não consegue se controlar, descontando toda sua raiva em cima dela. Dr. Paulo, depois de se encontrar com Helena, leva sua pretendente de volta para casa do pai.
Mesmo não gostando muito, a filha de Sebastião finge estar feliz, pois não quer arrumar confusão com o rapaz. Mais tarde, Leôncio vai atrás de Miguel, mostrando a mesma carta que deu para Isaura ler, convencendo-o de que foi o namorado de sua filha quem escreveu.
Helena bate em Dr. Paulo
Tentando se livrar do casamento de Dr. Paulo, Helena dá uma garrafada nele, na intenção de impedi-lo de continuar com o atrevimento, impedindo-a de agarrá-la. Isaura não consegue lidar com seus sentimentos, chorando muito por causa de seu namorado.
Álvaro vai para sua casa, visitando sua mãe. Malvina, muito contente, dá conselhos para Isaura. A mulher de Leôncio tem certeza que ela pode ser muito feliz, pois jamais podem perder as esperanças.