Os telespectadores que estão acompanhando a novela Vale Tudo assistirão em breve a uma virada emocionante na trajetória de Raquel (Taís Araújo), que passará de mulher humilhada a empresária bem-sucedida. Após enfrentar o abandono da filha e recomeçar a vida do zero no Rio de Janeiro, a protagonista encontrará forças para transformar a dor em motivação.
Segundo Francisco Almeida, colunista do Resumo das Novelas ON, o ponto de ruptura será um reencontro devastador com Maria de Fátima (Bella Campos), que, mais uma vez, deixará claro que não quer a presença da mãe em sua nova vida — especialmente por estar de olho em um golpe contra o milionário Afonso Roitman (Humberto Carrão).
Raquel recebe ajuda de Daniela, Gilda e Poliana
Machucada pelas palavras frias e pelo desprezo da filha, Raquel tomará uma decisão que mudará seu destino: provar que é possível vencer na vida com honestidade e sem precisar passar por cima de ninguém. Disposta a reconstruir sua dignidade com trabalho e esforço, ela começará vendendo sanduíches na praia. A simplicidade do início não a desmotivará — pelo contrário. Determinada, Raquel enxergará ali a oportunidade de plantar as sementes de algo maior. E, aos poucos, o que começa como uma alternativa para sobreviver se transformará em um pequeno negócio lucrativo.
À medida que as vendas aumentam, Raquel reúne dinheiro suficiente para investir e expandir suas atividades. Contando com o apoio de Daniela (Jessica Marques) e Gilda (Leticia Vieira), ela criará uma rede de confiança e cooperação. Em seguida, se oferecerá para cozinhar no bar de Poliana (Matheus Nachtergaele), um personagem excêntrico e generoso que verá em Raquel uma mulher de talento e garra. O tempero da ex-guia de turismo conquistará os clientes do local, tornando-se um diferencial que atrairá cada vez mais gente. A fama de sua comida se espalhará pela região, pavimentando o caminho para que ela dê o próximo passo.
Raquel encherá o bolso de grana
Se o remake seguir os moldes da novela original de 1988, Raquel abrirá seu próprio restaurante e será reconhecida por sua trajetória de superação. A clientela fiel e o boca a boca positivo chamarão a atenção da imprensa, e uma reportagem sobre sua história acabará despertando o interesse de investidores. Com o tempo, ela se tornará proprietária de uma rede de restaurantes de sucesso, verá sua conta bancária crescer a cada dia e passará a viver em um novo padrão social. A personagem também mudará seu estilo de vida: se mudará para um bairro nobre e adotará um guarda-roupa sofisticado, sem jamais perder a essência de mulher batalhadora.
O reencontro entre Raquel e Maria de Fátima acontecerá em outro cenário — com os papéis invertidos. Desta vez, será a mãe quem surpreenderá a filha com sua ascensão. Sem precisar recorrer a trapaças ou artimanhas, Raquel terá construído seu império com honestidade, trabalho e caráter. A cena será simbólica e poderosa: uma mulher que foi abandonada, desacreditada e desprezada por quem mais amava agora surge vitoriosa, provando que integridade também leva ao sucesso. Em Vale Tudo, a trajetória de Raquel será a maior resposta à pergunta central da novela — vale a pena ser honesto? — com um retumbante sim.