Em Novo Mundo, no capítulo de segunda-feira, 13 de abril, na Globo, Joaquim planeja casar com Anna, tornado-a sua mulher.
Ainda no capítulo, Dom João recebe uma carta, na qual ordena que ele volte para Portugal quanto antes. Não querendo arriscar a monarquia de sua família, o rei determina que seu filho assuma o trono no Brasil.
Voltando para o Rio de Janeiro, Thomas já começa a pensar na possibilidade de se casar com Anna. Antes de ir embora, Dom João faz uma última saída misteriosa, pedindo que Chalaça jamais revele seu segredo para alguém.
Pedro que mandar Thomas embora
Não suportando olhar na cara de Thomas, Pedro afirma que não deixará-lo manter seu cargo na corte, fazendo o possível e impossível para destitui-lo, porém, o príncipe é comunicado sobre as ordens de Portugal, que lhe obrigará a obedecer tudo que eles disserem.
Pedro fica revoltado, mas sua esposa o aconselha a pensar direito, não fazendo nada que possa se arrepender depois, sendo que existem várias formas de se articular em cima de Avilez. Não suportando mais a vida que tem com seu marido, Domitila finge, mas leva os filhos com ela.
Joaquim está próximo do Rio
Benedita não concorda com a decisão de Domitila, que é repreendida pelo irmão, que não consegue lidar com a atitude dela de ter fugido com os filhos. Leopoldina flagra seu marido trocando olhares com uma das empregadas.
Wolfgang vai à festa com Diara, sendo olhado por todos. Pedro e Dulcina se encontram. Thomas pede Anna em noivado. Joaquim se aproxima do Rio de Janeiro.