Em uma transmissão especial na tarde desta quarta-feira, 15 de janeiro, o governo federal anunciou a revogação da medida que ampliava a fiscalização da Receita Federal sobre movimentações financeiras, incluindo transações via PIX. A decisão foi comunicada através de um plantão jornalístico da TV Globo, apresentado pela jornalista Renata Vasconcellos.
A mudança representa um retorno ao sistema anterior de fiscalização, onde instituições bancárias devem reportar à Receita Federal apenas movimentações financeiras superiores a R$ 2 mil mensais para pessoas físicas. Esta alteração surge como resposta direta à proliferação de informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias.
Globo interrompe programação e traz notícia sobre decisão do governo
A Globo interrompeu a programação para informar sobre a revogação. “Olá, o jornalismo da Globo volta a falar com você porque o governo acaba de anunciar que vai revogar o ato que ampliou a fiscalização da Receita Federal sobre movimentações financeiras, o que incluía o Pix, lembra?“, iniciou Renata Vasconcellos durante a transmissão especial.
A seguir, a jornalista explicou que a fiscalização com relação à Receita Federal voltará a ser como vinha sendo realizada. “O valor das movimentações financeiras a partir do qual os bancos têm que reportar a Receita Federal volta a ser R$ 2 mil por mês para pessoa física“, declarou a âncora.
Fake news sobre a fiscalização
O governo federal demonstrou preocupação com o impacto da desinformação sobre a população, especialmente relacionada a falsas alegações sobre possíveis taxações do PIX. Para combater esses rumores, uma nova Medida Provisória será editada, esclarecendo definitivamente que não haverá cobrança de impostos sobre as transações realizadas através do sistema.