Mamma Bruschetta, apresentadora conhecida por seu trabalho como fofoqueira profissional, foi internada de emergência nesta segunda-feira (30). Ela sofreu um engasgo durante uma refeição.
A apresentadora passa por uma série de exames e, de acordo com a equipe médica, a previsão é de que ela receba alta já na terça-feira (31), podendo passar a virada de ano em casa. Mamma, de 75 anos, continua em observação para um diagnóstico mais preciso.
“Ela teve um engasgo e a trouxemos ao [Hospital] São Luiz [Itaim]. Já checaram os sinais vitais, e ela foi para a UTI, agora está fazendo uma tomografia“, afirmou Thiago Nielsen, assessor da artista, em entrevista à Quem. Ele disse também que Mamma fará uma endoscopia.
Assessor informou que é preciso cuidado redobrado
De acordo com Nielsen, Mamma vem enfrentando episódios de engasgo desde 2019, quando passou por uma cirurgia para tratar câncer no esôfago. “Toda vez que ela engasga, ela broncoaspira. E pode causar pneumonia por aspiração. Essa é que é a nossa preocupação“, explicou o assessor.
Em junho deste ano, Mamma foi hospitalizada devido a uma crise de pneumonia por broncoaspiração. Essa condição ocorre quando substâncias, como alimentos, entram nas vias respiratórias e podem alcançar os pulmões.
Desde 2019 que Mamma vem lidando com o problema de saúde
Na época o assessor tranquilizou os fãs: “Ela está bem. A pneumonia é por aspiração. Desde que ela fez a cirurgia do câncer no esôfago, em 2019, ela está tendo refluxo“. Ele confirmou ainda que a pneumonia não era perigosa como a viral ou a bacteriana.
O tumor de Mamma Bruschetta estava localizado na junção do esôfago com o estômago, onde uma válvula impede o refluxo do conteúdo estomacal para a boca. A cirurgia afetou o funcionamento normal dessa válvula, contribuindo para os engasgos recorrentes.