‘Descanse em paz’: falece consagrada atriz, mas a causa ainda não foi divulgada

Nas redes sociais, fãs e famosos prestaram as últimas homenagens à veterana.

PUBLICIDADE

A atriz espanhola Marisa Paredes faleceu nesta terça-feira (17), aos 78 anos, deixando fãs e amigos de luto. A notícia foi confirmada pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha nas redes sociais.

No entanto, a causa do falecimento não foi divulgado até o momento. Reconhecida mundialmente como a musa do renomado cineasta Pedro Almodóvar, Marisa deixa um legado inestimável com mais de 75 filmes em sua trajetória artística.

O cinema espanhol fica sem uma de suas atrizes mais icônicas, Marisa Paredes, que deixa para trás uma longa carreira na qual o público pôde vê-la em mais de 75 ocasiões na tela grande“, declarou a Academia no X. Muitos fãs deixaram comentários desejando força à família da artista.

Fãs de Marisa Paredes estão de luto

O Ministério da Cultura Espanhola divulgou um comunicado lamentando o falecimento da veterana. “Nos seus mais de 60 anos de carreira, foi condecorada, entre outros, com o Prêmio Nacional de Cinematografia em 1996 e a Medalha de Ouro ao Mérito em Belas Artes em 2007. Descanse em paz“, informou a nota.

Nascida em Madrid em 1946, Marisa começou a construir sua carreira nos anos 1960. Sua projeção internacional aconteceu após sua primeira colaboração com Pedro Almodóvar no filme Maus Hábitos (1983). Desde então, tornou-se a musa do cineasta, participando de produções marcantes como Tudo Sobre a Minha Mãe (1999) e A Pele que Habito (2011), consolidando sua presença no cenário cinematográfico mundial.

Atriz recebeu vários prêmios ao longo da carreira

Além de seu trabalho com Almodóvar, Marisa também participou de outras produções renomadas, como o premiado A Vida É Bela (1997), reafirmando sua versatilidade e talento. Sua contribuição ao cinema foi amplamente reconhecida, com destaque para o Prêmio Nacional de Cinematografia em 1996 e a Medalha de Ouro ao Mérito em Belas Artes em 2007.

Entre 2000 e 2003, Marisa presidiu a Academia de Cinema da Espanha. Em 2018, foi homenageada com o Goya de Honra, uma das maiores distinções do cinema espanhol, pelo conjunto de sua obra. Marisa Paredes estava envolvida em novos projetos, como o filme Emergency Exit, que tem lançamento previsto para 2025.