A personagem Tonha, da novela Tieta, foi interpretada por Yoná Magalhães. A trama, que foi exibida entre 1989 e 1990, está sendo reprisada atualmente no Vale a pena ver de novo. Na época, Yoná tinha 54 anos. Ela faleceu em 2015, aos 80 anos, devido a problemas cardíacos.
Tonha era casada com Zé Esteves, vivido por Sebastião Vasconcelos, e tinha uma filha chamada Elisa, interpretada por Tássia Camargo. Sua personagem era amiga de Tieta, interpretada por Betty Faria, mas se envolvia em um grande conflito com Perpétua, papel de Joana Fomm, marcando uma geração e imortalizando personagens.
Yoná Magalhães nasceu no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira em 1950, passando pelo rádio, teatro e cinema, onde fez grande sucesso. Na televisão, ela se tornou uma das atrizes mais queridas, participando de diversas novelas. Além de Tieta, um de seus trabalhos mais lembrados foi Roque Santeiro.
O último trabalho de Yoná Magalhães
A última novela em que Yoná atuou foi Sangue Bom, em 2013. Dois anos depois, ela faleceu na cidade onde nasceu. Embora tenha passado por uma cirurgia para tentar corrigir uma insuficiência cardíaca, não resistiu. Após um período na UTI, faleceu em 2015.
Vida pessoal
Yoná foi casada duas vezes e teve um único filho, Marco Mendes, do seu primeiro casamento com o produtor Luís Augusto Mendes. Ela também foi casada com o ator Carlos Alberto, com quem contracenou em algumas novelas. Para matar a saudade, os fãs podem relembrar sua interpretação na novela de Jorge Amado, que está sendo reprisada em Vale a pena ver de novo.