As redes sociais têm sido palco da disseminação de fake news que, além de sensacionalistas, geram confusão e expõem figuras públicas a situações constrangedoras. Um dos exemplos mais recentes envolve a apresentadora Fátima Bernardes, cuja vida pessoal foi alvo de um boato absurdo e sem fundamento.
Postagens nas redes sociais apontam que a “filha de Fátima Bernardes” teria sido flagrada aos beijos com seu padrasto. O texto, que acompanhava um link para um site de procedência duvidosa, trazia uma chamada sensacionalista.
“Absurdo: filha de Fátima Bernardes é flagrada aos beijos com seu padrasto e causa revolt… veja mais”, diz o título. A mensagem gerou grande repercussão na web, atraindo cliques de usuários curiosos e provocando discussões acaloradas.
Filha de Fátima foi usada nesta fake news
Os nomes mencionados no boato são de Bia Bonemer, filha de Fátima Bernardes, e Túlio Gadêlha, namorado da apresentadora. Bia, de 27 anos, é filha da apresentadora com William Bonner e faz parte dos trigêmeos, ao lado de Laura e Vinícius.
Túlio Gadêlha, deputado federal e parceiro de Fátima desde 2017, foi erroneamente descrito como o “padrasto” de Bia. Muitos fãs da apresentadora condenaram a fake news.
A verdade por trás da mentira
A suposta “prova” apresentada, uma imagem de Túlio Gadêlha beijando uma mulher, foi descontextualizada. A foto, na realidade, é de 2019 e mostra o deputado federal com Fátima Bernardes, publicada no Instagram da própria apresentadora.
Em maio deste ano, Fátima Bernardes foi vítima de outra fake news, onde golpistas usaram imagem dela para anunciar uma suposta indenização da Serasa. O vídeo induz o internauta a um golpe para roubar dados e conseguir pagamentos indevidos.