Nos próximos capítulos de Mania de Você, Iberê (Jaffar Bambirra) começará a mostrar sinais de cansaço com os abusos de Mavi (Chay Suede). Humilhado constantemente, o rapaz humilde se verá em um dilema moral, principalmente ao ser pressionado para entregar o paradeiro de Rudá (Nicolas Prattes).
Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, esse conflito interno marcará o início da redenção de Iberê, que decidirá não mais colaborar com os planos malignos de seu chefe.
O desgaste da relação entre Iberê e Mavi
Desde o início, Iberê foi apresentado como um leal funcionário de Mavi, mas a relação entre os dois se deteriorará. A cada plano frustrado do milionário, ele descontará sua raiva no rapaz, acumulando uma série de humilhações que farão Iberê repensar sua lealdade.
O comportamento de Mavi incluirá deboches constantes sobre as origens humildes de Iberê e piadas de mau gosto sobre sua condição financeira. Apesar de já ter aceitado muitas ofensas, Iberê começará a sentir um ódio crescente pelo patrão, especialmente ao perceber o quanto ele despreza o povo da comunidade de onde veio.
Moema toca o coração de Iberê
A virada de Iberê acontecerá quando Moema (Ana Beatriz Nogueira) apelar para o coração do rapaz. Durante uma festa no novo espaço cultural fundado por Viola (Gabz) e Marcel (Bukassa Kabengele), Moema flagrará o sobrinho espionando Rudá, que estará pedindo Viola em casamento. Desesperada, a caiçara se aproximará dele e fará um discurso comovente:
“Esse é teu povo, sim, é daqui que você vem! E quer agora acabar com a vida do seu irmão? Vai entregar de bandeja aquele que é sangue do seu sangue por quanto? Uma camisa bonita? Um carro do ano?“, iniciará ela o seu desabafo. “Eu te criei, você era um menino bom, dava seus brinquedos pros meninos mais pobres brincar. Quando é que foi que você virou esse homem insensível, tão seco por dentro?”. As palavras da tia, carregadas de emoção, deixarão Iberê comovido, mas ele tentará manter sua postura indiferente. Mas Moema continuará a tocar o coração do seu sobrinho.
“Alguma coisa me diz que ainda resta uma esperança, você tem um restinho de consciência, sim. Vê se faz a coisa certa pelo menos uma vez, meu filho.” Iberê, com a cabeça baixa, refletirá profundamente sobre as palavras da tia.
Iberê engana Mavi
Logo depois, Iberê será confrontado por Mavi, que exigirá informações sobre Rudá. Mas, antes que o rapaz consiga falar, o vilão o insultará e o esculachará: “Você é um bosta, Iberê! Nunca sabe de nada, nunca faz nada certo. De que adianta você, hein?”
Cansado das humilhações e motivado pelas palavras de Moema, Iberê decidirá mentir. Ele dirá a Mavi que não sabe de nada sobre Rudá ou sobre o pedido de casamento. Essa decisão marcará sua ruptura definitiva com o chefe, indicando que Iberê começará a se afastar do vilão e talvez até se aliar aos moradores da comunidade.
A traição de Iberê promete abalar ainda mais a posição de Mavi, que já está perdendo aliados e enfrentando uma onda de resistência crescente.