Obeso, diabético e com o pulmão de um ‘fumante avançado’, André Marques correu risco de ficar cego e infartar

André Marques relembrou os desafios para recuperar a sua saúde, sendo hoje um exemplo de superação e qualidade de vida a milhões de brasileiros.

PUBLICIDADE

O apresentador André Marques, atualmente com 45 anos de idade, desabafou sobre os seríssimos problemas de saúde que enfrentou em razão da obesidade. O famoso comentou sobre os riscos de vida que correu, especialmente quando desenvolveu diabetes, período em que também apresentava alto risco de sofrer um infarto.

Como se não bastassem os problemas de saúde física, André Marques também enfrentava dificuldades psicológicas. O ator era vítima recorrente de bullying por estar acima do peso, o que acabou o afastando temporariamente de seu projeto de emagrecimento. Os desabafos foram feitos em entrevista ao videocast Meu Peso, Minha Jornada, apresentado pelo jornalista Evaristo Costa.

Diabético, André Marques correu risco de perder a visão

André Marques admite que demorou muito tempo para tentar reverter sua situação por relutar em aceitar que a obesidade é uma doença. Sua visão sobre o problema só mudou quando os exames começaram a apresentar alterações gravíssimas. Por exemplo, seu nível glicêmico em jejum absoluto chegou a 600. Nesse período, o famoso correu outros riscos adicionais, como o de ficar cego em decorrência da diabetes.

Foi então que André Marques iniciou os preparativos para uma cirurgia bariátrica. “Tinha as minhas dificuldades, que são uma junção de sua saúde física com a sua mente, e você não faz nada sozinho, você precisa de ajuda. E eu estava no limite, porque eu podia, a qualquer momento, infartar, ficar cego, porque estava com o açúcar muito alto”, desabafou.

André Marques mudou os hábitos de vida

O apresentador passou pela cirurgia bariátrica em 2013, pesando 160 kg. Posteriormente, ele perdeu 70 kg. Com o passar dos anos, voltou a engordar, até que seu peso corporal se estabilizou graças à adoção definitiva de uma rotina saudável, incluindo a prática de atividades físicas. O famoso também abandonou definitivamente o cigarro, especialmente após o médico alertá-lo de que seu pulmão era equivalente ao de um “fumante avançado”.