O departamento jornalístico da Band divulgou um editorial, lido na noite desta sexta-feira (20) durante o Jornal da Band, rebatendo as atitudes recentes de membros do governo de Jair Bolsonaro contra o embaixador da China no Brasil por causa do coronavírus. O deputado federal Eduardo Bolsonaro e o chanceler Ernesto Araújo acusaram o país asiático como culpado pela pandemia internacional.
Band ataca governo de Jair Bolsonaro
O âncora Eduardo Oinegue foi o responsável pela leitura do editorial. O texto classifica as condutas dos membros do governo como “desnecessária”, descrevendo Eduardo Bolsonaro como um “deputado irresponsável” e Ernesto Araújo como um “chanceler idiotizado”.
Pelo entendimento do jornalismo da emissora, os dois criaram um clima de tensão com o nosso principal parceiro econômico, compreendendo que o chanceler está desvirtuado de suas funções pois, ao invés de criar um ambiente harmonioso e favorável para com os nossos parceiros, acabou por se tornar o principal obstáculo para relações amigáveis entre as duas nações.
Assista o trecho da leitura do editorial
Na sequência, o texto classifica as atitudes do deputado e do chanceler como uma falta de respeito diante dos esforços internacionais para a contenção do avanço do coronavírus, classificando Eduardo Bolsonaro como um político destemperado e Eduardo Araújo como um diplomata despreparado.
Confira a opinião do Grupo Bandeirantes de Comunicação sobre o choque diplomático com a China em meio à pandemia de coronavírus. pic.twitter.com/BvQeA0QDuN
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) March 20, 2020
“Uma atitude de desprezo pela amizade e respeito do Brasil por um povo que neste momento mostra sua tenacidade numa luta eficiente contra o coronavírus, exatamente o contrário do que conseguem enxergar o deputado imaturo e o chanceler inepto”, afirma o texto.