Marcola, no passado, recebeu um presente das mãos de ninguém menos que Silvio Santos (1930-2024). O episódio foi registrado quando Marco Willians Herbas, apontado como o líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi com a escola na qual estudava até um dos programas do Homem do Baú na televisão, em uma excursão. Na atração, ganhou um par de tênis.
A inusitada curiosidade foi revelada pela tia de Marcola, Noêmia Oliveira, em depoimento prestado ao documentário O Grito – Regime Disciplinar Diferenciado. A produção é da K2 e Real Filmes com exibição pela plataforma de streaming Netflix.
Tia de Marcola teve que comprar tênis igual para o irmão dele
Inclusive, o fato de Marcola ter recebido um presente das mãos de Silvio Santos, segundo Noêmia Oliveira, gerou ciúmes no irmão dele, Alejandro Juvenal Herbas Camacho Junior, que hoje tem 52 anos de idade. Por isso, a tia teve que comprar outro par para ele, do mesmo modelo.
Obra expõe os bastidores do chamado RDD
O documentário mostra o lado emocional dos familiares de sentenciados isolados no chamado RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), implementado em 2003 em prisões brasileiras. Além dos depoimentos de parentes, a obra também exibe as versões de juízes, desembargadores, advogados, policiais e ex-detentos do sistema.
Especificamente sobre Marcola, Noêmia Oliveira narrou o sentimento de tristeza que teve quando soube que o sobrinho havia sido enviado para a Fundação Casa, a antiga Febem. A familiar lamentou os rumos tomados na vida do parente, sobretudo pela inteligência que, segundo ela, ele sempre demonstrou, desde a infância.