Cid Moreira, ao longo de sua vida, precisou enfrentar uma curiosa polêmica envolvendo o próprio nome. Em determinado momento, devido a informações errôneas inseridas na Wikipédia, muitos brasileiros passaram a acreditar que o nome de batismo do jornalista fosse “Alcides”, com “Cid” sendo uma abreviação. A confusão se alastrou a ponto de ter que exibir seu próprio RG para comprovar que “Cid” era, de fato, seu nome verdadeiro desde o nascimento.
O equívoco começou a partir da Wikipédia, onde, por ser uma plataforma colaborativa, qualquer pessoa pode editar as informações. Na página dedicada ao jornalista, constava o nome “Alcides Alves Moreira”, o que alimentou a falsa crença popular por anos. Em 2021, Cid Moreira veio a público para esclarecer a questão e pedir que parassem de chamá-lo de Alcides. Ele afirmou que sempre foi registrado como Cid, escolha feita por seus pais, e explicou que sua mãe adorava a história de um herói espanhol de mesmo nome, o que inspirou a escolha do nome.
Cid Moreira reclamou do ‘Alcides’
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o veterano reforçou o pedido para que seu nome fosse corrigido na enciclopédia online, dirigindo-se a quem soubesse mexer na plataforma para realizar a alteração. “Eles continuam me chamando por lá de Alcides Alves Moreira! Não sei de onde tiraram isso. Eu nasci Cid Moreira mesmo. Minha mãe amava a história desse herói espanhol”, declarou ele. Na sequência, Cid Moreira ainda fez um apelo bem-humorado: “Quem sabe mexer lá, por favor, muda isso”.
Cid Moreira mostrou o próprio RG para comprovar o nome
A situação foi tão longe que Cid Moreira chegou a gravar um vídeo exibindo o próprio RG para provar, de uma vez por todas, que seu nome oficial era Cid Moreira. No vídeo, ele brincou: “Eu não tenho nada contra os Alcides da vida, mas o meu nome é Cid Moreira mesmo. Compartilhem isso. Mas se quiserem, podem me chamar de Cidão”.
Depois de todo o apelo público e a boa vontade de colaboradores da Wikipédia, o nome de Cid Moreira foi, finalmente, corrigido na plataforma. Assim, quem pesquisa sobre o lendário jornalista hoje encontra o nome correto, como sempre deveria ter sido.