William Bonner e Renata Vasconcellos apresentam o Jornal Nacional, na Globo, e levam ao ar as notícias mais importantes do Brasil e do mundo. Na edição desta segunda-feira (30), os jornalistas repercutiram uma notícia muito triste.
O Nepal foi atingido por chuvas torrenciais, que já causaram a morte de quase 200 pessoas. As enchentes e deslizamentos de terra afetaram milhares de pessoas em várias regiões do país, tornando o período de monções o mais devastador dos últimos 20 anos.
Estado de emergência no Nepal
Além das mortes confirmadas, cerca de 3,6 mil moradores foram resgatados de áreas inundadas, e as autoridades locais continuam realizando operações de busca e salvamento em meio às condições adversas. As chuvas provocaram grandes deslizamentos de terra, que bloquearam estradas e dificultaram o acesso às regiões mais atingidas.
O governo do Nepal decretou estado de emergência em várias províncias e pediu ajuda internacional para enfrentar a crise. Além das mortes e dos desaparecimentos, muitas famílias estão desabrigadas e precisam de assistência urgente. As organizações de ajuda humanitária estão se mobilizando para enviar alimentos, água potável e medicamentos às áreas afetadas.
Chuvas acima da expectativa
O período de monções é comum no Nepal, mas este ano, as chuvas ultrapassaram as expectativas, causando destruição em uma escala sem precedentes. Especialistas atribuem o aumento da intensidade das chuvas às mudanças climáticas, que têm impactado o padrão climático global, tornando os desastres naturais cada vez mais frequentes e severos em diversas regiões do mundo.