Íris Abravanel começa semana com triste notícia e não tem motivos para sorrir

Escritora de novelas do SBT, Íris Abravanel está à frente da novela infantil A Caverna Encantada.

PUBLICIDADE

A escritora de novelas Íris Abravanel não deve ter motivos para sorrir com uma notícia que foi confirmada nesta segunda-feira (23) e diz respeito ao folhetim A Caverna Encantada, exibida pelo SBT. A novela infantil perdeu público no período de uma semana.

No dia 17 de setembro, a trama registrou seu recorde de público, atingindo 5,2 pontos de média na Grande São Paulo, impulsionada pela exibição de um jogo decisivo do Corinthians pela Copa Sul-Americana. No entanto, apenas três dias depois, na sexta-feira (20), a novela sofreu uma drástica queda, alcançando apenas 3,4 pontos.

Queda de audiência da novela de Íris

A queda de 35% em apenas três dias acendeu um alerta nos bastidores da emissora, que esperava um melhor desempenho para o folhetim, de acordo com informações do site TV Pop. O contraste entre os dois números evidenciou a dificuldade da trama em reter os telespectadores que sintonizaram no canal por causa da partida de futebol.

Muitos dos que assistiram à novela pela primeira vez durante o jogo não permaneceram acompanhando os capítulos seguintes, o que resultou na expressiva perda de audiência. Os dados consolidados de audiência mostram que o desempenho de A Caverna Encantada está aquém das expectativas, especialmente em comparação a outros programas da grade do SBT.

Novela perde em audiência para telejornal e Ratinho

O folhetim tem registrado, de forma consistente, menos audiência que o SBT Brasil, telejornal que o antecede na programação. Na última sexta-feira, por exemplo, o jornal comandado por César Filho obteve uma média de 4,2 pontos, superior ao desempenho da novela. O Programa do Ratinho e o bloco do horário eleitoral também têm superado a novela de Íris.