A jornalista Sandra Annenberg, de 56 anos, utilizou seus perfis nas redes sociais para fazer um desabafo contundente nesta terça-feira, dia 24 de setembro. A funcionária da TV Globo alertou o público sobre o uso indevido de sua imagem por criminosos, que estão aplicando golpes financeiros sem sua autorização.
O método utilizado pelos golpistas envolve a manipulação de um vídeo que Sandra Annenberg gravou para o programa Globo Repórter. Com o uso de inteligência artificial, eles alteraram o conteúdo original, inserindo uma voz muito semelhante à da jornalista sobre o vídeo, criando uma versão falsa com o intuito de enganar as vítimas e extorquir dinheiro.
Criminosos aproveitam credibilidade de Sandra Annenberg para aplicar golpes
Sandra Annenberg expressou profunda indignação e revolta ao relatar a situação, destacando que os criminosos se aproveitam da credibilidade que ela construiu ao longo de mais de três décadas de carreira no jornalismo televisivo para dar veracidade ao golpe. Para ela, os criminosos estão cometendo um verdadeiro crime ao utilizar sua imagem com o objetivo de prejudicar financeiramente pessoas inocentes.
Sandra Annenberg promete identificar e capturar criminosos
Além de lamentar que algumas pessoas já tenham sido vítimas desse esquema fraudulento, a jornalista afirmou que ela e a Rede Globo, em função do uso de um trecho do programa que apresenta, estão tomando todas as medidas legais cabíveis para identificar os responsáveis. Sandra Annenberg finalizou sua mensagem com um tom de determinação, prometendo que os criminosos serão identificados e punidos em breve.
“Nós somos vítimas do mesmo golpe. E quem está fazendo isso saiba que nós vamos conseguir descobrir [quem foi]”, garantiu.