Cena inédita de Renascer mostra o que acontece com o jequitibá no mesmo momento da morte de José Inocêncio

O fazendeiro conseguirá se desligar deste mundo no último capítulo da novela das nove da Globo.

PUBLICIDADE

Os telespectadores que estão acompanhando o remake de Renascer testemunharão nos próximos capítulos um desfecho espiritual e profundamente simbólico para a saga de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, após a morte do coronel, um evento extraordinário ocorrerá, marcando o fim de uma era na trama: a queda do jequitibá-rei, a árvore que esteve intrinsecamente ligada ao destino de Inocêncio desde o início da novela.

Jequitibá também morre em Renascer

A ligação entre José Inocêncio e o jequitibá-rei foi estabelecida no primeiro capítulo, quando ele fincou um facão aos pés da árvore, simbolizando um pacto de vida. A morte do jequitibá-rei, ocorrendo simultaneamente à partida do coronel, evidencia que esse pacto era mais do que uma mera superstição; era uma conexão sobrenatural que unia a vida do protagonista à vitalidade da árvore centenária.

O autor Bruno Luperi descreveu a cena da queda da árvore com detalhes poéticos, destacando a magnitude e a pequenez simultâneas desse momento. “O som de sua queda é grandioso. Mas à medida que a câmera se afasta, vai sumindo. E sumindo. Até dar conta de como somos todos pequenos, por maior que possamos parecer“, enfatizou Luperi, realçando a efemeridade e a humildade que envolve a existência humana.

Esse evento será visualmente impactante, graças ao trabalho meticuloso da equipe de fotografia e efeitos especiais liderada pelo diretor artístico Gustavo Fernández. As cenas prometem capturar a beleza trágica e a inevitabilidade do ciclo de vida e morte.

Cena é inédita em Renascer

A árvore que serviu como o novo jequitibá-rei foi escolhida no Parque dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu (RJ), substituindo a original de mais de 3 mil anos danificada por um raio. Essa nova locação se tornou um cenário recorrente na novela, marcando momentos significativos como o enterro de Maria Santa (Duda Santos).

Na versão original de Renascer, exibida em 1993, a cena da morte da árvore não aconteceu. Apenas José Inocêncio conseguiu o seu tão sonhado descanso e se encontrou com sua falecida esposa.