Na reta final de Renascer, João Pedro (Juan Paiva) terá um confronto intenso com Egídio (Vladimir Brichta) ao suspeitar que o fazendeiro é o responsável por um ataque brutal contra José Inocêncio (Marcos Palmeira). Enfurecido, o jovem exigirá que Egídio deixe a região de Ilhéus, sob a ameaça de enfrentar graves consequências caso permaneça.
Na novela das nove da Globo, o ataque contra Inocêncio marca um dos momentos mais críticos da novela. Egídio, disfarçado em uma fantasia de Bumba Meu Boi, se aproxima de Inocêncio enquanto ele está em uma cachoeira e dispara vários tiros, ferindo-o gravemente.
Inocêncio enfrenta atirador em Renascer
De acordo com Renan Santos, do Resumo das Novelas On, mesmo diante dessa emboscada, Inocêncio tenta se manter firme e enfrenta o atirador exigindo que ele revele sua identidade. Antes que algo pior aconteça, Mariana (Theresa Fonseca) aparece e consegue impedir que Egídio finalize seu plano, forçando-o a fugir.
A vigarista chama João Pedro, e juntos, levam Inocêncio ao hospital. Embora tenha sobrevivido ao ataque, o fazendeiro fica paraplégico, o que o deixa profundamente abalado. Sua condição o leva a terminar o relacionamento com Aurora (Malu Mader), acreditando que não pode mais seguir com a vida que levava.
A situação desperta a fúria do mocinho, que decide confrontar Egídio diretamente. Sabendo do caráter cruel do sogro, o produtor de cacau vai até a fazenda do sogro para colocar um ponto final na situação. Ele afirma que está ali por respeito à filha de Egídio e lhe oferece uma última chance de sair dignamente da história.
Ultimato para Egídio na novela das nove da Globo
No entanto, Egídio, sempre frio e cínico, questiona qual seria essa saída. Sem paciência, João Pedro exige que ele coloque preço em suas terras e suma da região, deixando claro que não há espaço para desculpas ou negociações, e que Egídio deve partir ou sofrer as consequências.