Em Renascer, Mariana (Theresa Fonseca) iniciou sua trajetória em busca de vingança pela morte de seu avô Belarmino (Antonio Calloni). No entanto, seu destino tomou um rumo inesperado quando ela se apaixonou e se casou com José Inocêncio (Marcos Palmeira).
Na novela das nove da Globo, apesar das discussões e dos conflitos relacionados às terras que pertenciam ao avô e foram adquiridas por Inocêncio, o casal manteve um respeito mútuo, mesmo que seu casamento tenha sido conturbado. Nos próximos capítulos, o fazendeiro sofrerá um atentado que o deixará em estado crítico.
Resgate de José Inocêncio em Renascer
De acordo com Clara Ribeiro, do Observatório da TV, Mariana será a primeira a chegar ao local do ataque e desempenhará um papel crucial na sobrevivência de Inocêncio. Contudo, sua presença na cena do crime fará com que ela se torne uma das principais suspeitas para a polícia.
Movida pelo sofrimento do ex-marido, ela decide se vingar de Egídio (Vladimir Brichta), o coronel responsável pelo atentado contra o barão do cacau. Inácia (Edvana Carvalho) sente um aperto no peito e comenta com Teca (Lívia Silva) que a família de Inocêncio está sob a responsabilidade de Mariana.
Final de Mariana na novela das nove da Globo
A governanta acredita que somente a ex-esposa do patrão poderá fazer justiça. Mariana tenta inicialmente convencer Damião (Xamã) a eliminar Egídio, mas o capataz se recusa a se envolver mais em conflitos.
Determinada, Mariana não desiste e usa sua sedução para se aproximar do herdeiro de coronel Pica-Pau. Assim como na versão original, Mariana se tornará responsável pela morte de Egídio, consumando sua vingança em nome da família Inocêncio.