A manhã desse sábado, 17 de agosto, foi marcada pela confirmação da morte de Silvio Santos, um dos maiores comunicadores do Brasil e dono do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT. A informação foi divulgada pelo SBT nas redes sociais.
Silvio Santos estava internado há duas semanas. Antes disso, em julho, ficou internado por dois dias por conta de uma grupe H1N1 e recebeu alta em seguida. Silvio Santos tinha 93 anos e o SBT já havia preparado uma programação especial em homenagem ao dono da emissora antes do óbito.
Silvio Santos estudou contabilidade e foi vendedor
Conforme divulgado pelo G1, apesar de ser um apresentador de TV e empresário bem-sucedido, Silvio estudou contabilidade quando ainda trabalhava como camelô pelas ruas do Rio de Janeiro. Foi nessa mesma época em que ele chamou a atenção por sua voz e começou a fazer pequenos trabalhos para rádios.
Sua voz é que atraia os clientes dos produtos que ele vendia no comércio ambulante, e foi ela que abriu as portas para iniciar o seu legado. Dentre os produtos vendidos por Silvio estava pentes e capinhas de plástico usadas para guardar documentos.
Mudança de nome e última entrevista
Silvio se chama Senor Abravanel, mesmo nome dado ao neto, filho de Patrícia Abravanel. O apresentador é filho de um casal judeu que imigrou para o Brasil. O artista era o mais velho de cinco irmãos. Para se tornar mais popular como comunicador, passou a usar o nome artístico de Senor Abravanel.
Silvio chegou a dar uma entrevista na porta de sua casa em dezembro de 2023, quando comemorou seu aniversário de 93 anos. O apresentador se mostrou lúcido e educado com os jornalistas que ali estavam. Na ocasião, Silvio trajava um de seus clássicos pijamas coloridos.
Testamento e divisão de bens em vida
Nesse ano, em meio a especulações de que a saúde de Silvio não estava bem e de videntes fazendo previsões nada agradáveis sobre o ano do apresentador, a divisão de bens do artista foi iniciada. De acordo com reportagem da Record, Silvio fez seu testamento e definiu como queria que todo seu milionário patrimônio fosse dividido entre suas filhas.
Em dinheiro, as seis herdeiras receberiam algo em torno de R$100 milhões cada uma. Íris, a esposa, ficaria com metade de tudo o que o apresentador possui, conforme dispõe a lei. As empresas também teriam sido divididas entre as filhas para evitar brigas por herança. Além do SBT, Silvio dispõe de outros negócios bem sucedidos. A Jequiti, aliás, teve parte dela vendida esse ano por valor milionário.