Em Renascer, Zé Inocêncio (Marcos Palmeira) não resistirá ao charme de Mariana (Theresa Fonseca). Após passar um período no Espírito Santo ao lado de Aurora (Malu Mader), o produtor de cacau tem uma atitude pavorosa com a fazendeira, pois, de uma hora para outra, acabará reatando seu relacionamento com a ex.
Na novela das nove da Globo, essa reconciliação é um marco importante, lembrando o que ocorreu na versão original da trama. A neta de Belarmino (Antonio Calloni), decidida a apoiar Inocêncio, unirá forças com Zinha (Samantha Jones), e juntas planejarão uma emboscada para eliminar Egídio (Vladimir Brichta).
Mariana mantém compromisso fiel com Inocêncio em Renascer
De acordo com Guilherme Rodrigues, do Observatório da TV, esse ato extremo simboliza o compromisso fiel de Mariana com o marido, fazendo-a esquecer definitivamente de João Pedro (Juan Paiva) e encontrar a paz ao lado de Inocêncio. Com o passar do tempo, o protagonista aparecerá debilitado, em uma cadeira de rodas, resultado dos ataques sofridos pelo coronel.
No desfecho da trama, José Inocêncio terá uma emocionante conversa com seu filho caçula, João Pedro, antes de sua morte. O momento culminante ocorre quando João retira o facão do pé de jequitibá, encerrando o ciclo de vida do pai.
Transição de poder na novela das nove da Globo
Esse ato simbólico marca a transição de poder, com João assumindo os negócios da família, apoiado pelos irmãos, Sandra (Giullia Buscacio) e Inácia (Edvana Carvalho). Após a morte de Inocêncio, Mariana decide deixar a região sozinha.
Agora viúva e sem filhos, ela opta por seguir um novo caminho, encerrando sua participação na trama com uma despedida solitária. O final de Mariana reforça a complexidade de sua jornada.