Globo lixo? Jornalismo da emissora recebe reconhecimento internacional e motivo é exposto

Emissora muito criticada por alguns brasileiros concorre a dois prêmios internacionais do jornalismo.

PUBLICIDADE

A Globo costuma ser atacada, chamada de “Globo lixo” e criticada por muitas atitudes que pessoas consideram erradas. Nos últimos anos, diversos repórteres do canal sofreram com xingamentos durante entradas ao vivo em telejornais.

“Globo lixo” virou um termo tão conhecido que a emissora chegou a pensar em usá-lo em uma campanha publicitária, mas voltou atrás. Nesta quinta-feira (8), porém, o canal da família Marinho anunciou uma grande notícia para os telespectadores.

Globo concorre ao Emmy do Jornalismo

A Globo anunciou que está concorrendo ao Emmy Internacional de Jornalismo pela 18ª vez consecutiva, representando o Brasil na premiação global. A emissora foi indicada em duas categorias: Notícia e Atualidade. Com um histórico de 30 indicações nos últimos 21 anos, a Globo venceu o prêmio uma única vez, em 2011, com a cobertura do Jornal Nacional sobre a retomada das favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro.

Neste ano, o telejornal regional RJ 2 foi indicado na categoria Notícia, com a série de reportagens “Folha Secreta”, que revelou um esquema de pagamento de bônus especiais para quase metade dos funcionários da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. A Globo enfrenta concorrentes do Reino Unido, Bulgária e Qatar na disputa por essa estatueta.

Globo concorre também em outra categoria

Na categoria Atualidade, a GloboNews foi indicada com o documentário “Evel, Hazin – Dias de Luto”, que retrata os impactos da guerra entre Israel e o Hamas sobre civis que perderam familiares de forma brutal. O documentário, que tem roteiro e edição de Marita Graça Bittencourt e reportagem de Gabriel Chaim, concorre com produções do Reino Unido, Índia e Israel.